Corra pro Abraço

Convênio encerrado em Novembro/2018

Convênio SJDHDS Nº 013/2016

O Corra Pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à SJDHDS/SUPRAD, que no município de Feira de Santana é realizado pelo ACN – Associação Cristã Nacional e tem como principal objetivo a promoção da cidadania dos usuários de substância psicoativas em situação de rua. Baseado nas estratégias de redução de Danos Físicos e Sociais, promovemos o acesso as políticas públicas de Saúde, Assistência Social, Justiça e Cultura. Nossas intervenções visam à co-responsabilização dos diversos agentes sociais e civis para o compromisso na atenção e cuidado. Público alvo: Pessoas usuárias de drogas e em contexto de rua. .

Principais Parceiros:

• Movimento Nacional da População em Situação de Rua;
• UNIFACS – Universidade Salvador: parceria com o curso de psicologia, na execução de um curso de extensão sobre práticas em Redução de Danos;
• FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciência e Projeto Sou Ubuntu, na execução do projeto de extensão Cuidando da Maloca, que consiste em estagiárias e profissionais de enfermagem que atendem os cuidados básicos de saúde das pessoas em situação de rua.

Equipe Técnica:

• Coordenador;
• Supervisor de Campo;
• Educadora Jurídica;
• Cientista Social;
• Psicólogo;
• Redutor de Danos;
• Educador;
• Assistente administrativo;
• Motorista.

Comunidade Terapêutica Harmonia

Oferecemos tratamento gratuito a 30 (trinta) mulheres (inclusive grávidas e nutrizes) residentes no município de Feira de Santana e demais cidades do Estado, que possuem perfil para o tratamento no modelo de Comunidade Terapêutica, respeitando critérios de ilegibilidade para internação daquelas que apresentam comprometimento psicológico grave. Público alvo: mulheres usuárias de álcool, crack e outras drogas, que necessitem de um ambiente seguro, acolhedor, organizado, dotado de uma equipe multidisciplinar que ofereça condições e suporte para a reorganização e construção de um novo “Projeto de vida”.

Principais parcerias:

• Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Feira de Santana (Ba), que disponibiliza de vinte em vinte dias a vinda da Unidade Móvel de Saúde, com os profissionais técnicos (médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem), garantindo o atendimento de saúde das assistidas;
• CSE – Centro de Saúde Especializada, garantindo a prioridade no atendimento daquelas que possuem doenças infecciosas como AIDS e Tuberculose.
• CAPS AD: atendimento em caráter prioritário das nossas acolhidas, sempre que necessário;
• FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciência, em parceria com o curso de enfermagem, promoção de atividades de cuidado e conscientização sobre diversos temas, como por exemplo ISTs, o Outubro Rosa na campanha do Câncer de Mama, dentre outras atividades. s.

Principais Atividades

• Atividades artísticas
• Atividades Laborais
• Cursos Profissionalizantes
• Atividades Educacionais
• Atividades culturais

Equipe técnica:

• Coordenador;
• Psicólogo;
• Educador Físico;
• Arte-educador;
• Secretária;
• Motorista;
• 2 (duas) Cozinheiras;
• 5 (cinco) cuidadores;
• Serviços gerais.

Casa de repouso Nosso Lar

Convênio Estadual Nº 120/2016/125

A casa de repouso Nosso Lar vem proporcionando o bem-estar dos idosos que aqui residem. A equipe trabalha no sentido de elevar a autoestima, fazendo com o que os idosos aproveitem da melhor forma essa fase da vida. Através de parcerias com a rede do SUS e SUAS os nossos usuários são acompanhados cotidianamente, contando com todo o suporte médico e sócio assistencial. Além das questões ligadas a saúde, a casa de repouso Nosso Lar oferece às suas adictas: atividades lúdicas, culturais e de entretenimento, fortalecendo o convívio social e a saúde mental dos idosos.Público alvo: pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, com vivência de isolamento, histórico de violência e abandono.

Principais parcerias

• FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciência: parceria com o curso de enfermagem que disponibiliza doze estagiárias com a devida supervisão técnica para auxiliar nas atividades desenvolvidas na Casa de Repouso;
• FAT – Faculdade Anísio Teixeira, disponibilidade de 12 estagiarias de serviço social, acompanhadas de um supervisor de estágio, para atuação na Casa de Repouso.

Equipe Técnica

• Coordenadora;
• Psicóloga;
• Fisioterapeuta;
• Secretária;
• Enfermeira com especialização em feridas;
• 06 Cuidadoras (técnicas em enfermagem);
• 03 Enfermeiras (em regime de plantões de 12h);
• 02 Cozinheiras;
• 01 Lavadeira;
• 01 Serviços gerais;
• 01 Motorista.

Residência Inclusiva

Convênio: Federal Nº 93/2016/125 Estadual Nº 24/2016/125

A residência inclusiva possibilita a oferta de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços de qualidade, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e com necessidades educacionais especiais, visando à construção de uma sociedade solidária e inclusiva. Os usuários da residência inclusiva contam com o apoio médico e sócio assistencial. Público alvo: Jovens e adultos com deficiência intelectual de grau intermitente e limitado (leve ou moderado) sem comodidade de transtorno mental, a partir de 18 anos de ambos os sexos, em situação de dependência, cujos vínculos familiares estejam rompidos, que não dispõem de condições de auto sustentabilidade ou retaguarda familiar e/ou que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência.

Principais parcerias:

• APAE: garantindo o atendimento psicológico e psiquiátrico, com a prática de atividades lúdicas ao menos duas vezes na semana.
• Laboratório IHEF, para a realização de coletas e exames laboratoriais.

Equipe técnica:

• 03 Cuidadoras;