Apresentação


    Fundada em 29 de janeiro de 1987, a Associação Cristã Nacional - ACN, é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sediada no município de Feira de Santana, na Rua A nº 01, Conjunto Feira IV, bairro Calumbí. Nossa história teve início com um grupo de pessoas, com vínculos religiosos, preocupados com a situação de abandono e pela falta de políticas públicas de proteção integral às crianças e adolescentes. No princípio existia visão assistencialista, prática não mais utilizada. A compreensão de usuários do sistema único de assistência social, assim como, o entendimento da cidadania como direito, rege as diretrizes das ações do ACN nos dias atuais. Todavia, naquele período, o acolhimento era o serviço mais ofertado para crianças e/ou adolescentes, cujos pais tinham problemas de saúde, dependência de álcool/drogas e, principalmente por extrema pobreza de sua família. O grupo fundador afastou-se da gestão da instituição, quando houve a necessidade de se promover um reordenamento da entidade. Tal iniciativa foi necessária no sentido de adequação dos programas ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
    O novo grupo gestor, teve a missão primordial de fazer valer o princípio do abrigamento como medida excepcional e provisória preconizado pelo ECA. Para tanto, foram implementados os Projetos Família Acolhedora e Família Melhor Abrigo, promovendo a reintegração familiar de 40% dos internos, 22 adoções de crianças sem vínculo familiar, além de evitar novos acolhimentos. Desta maneira, a Associação Cristã Nacional reconfigurou sua prática cidadã, partindo para a colaboração de implantação das novas políticas públicas. Esse direcionamento reordenou as diretrizes da instituição, colaborando para uma atuação mais ampla no pleito social.
    Durante o ano de 2008 tivemos muitas conquistas. Firmamos parcerias com a Organização SOS Enfante e com o Governo de Luxenburgo (Europa), possibilitando a construção de 03 unidades residências e a reforma de mais 02 unidades já existentes, urbanização da praça de convivência, área de lazer com 02 piscinas. O atendimento passou a ser realizado em Casa Lar, modificando a forma de trabalho, no entanto, respeitando-se características primordiais para uma cidadania plena.
    O nosso contato com as adictas – novo público alvo da instituição – se deu a partir da implantação do Projeto Acolher (2010), em parceria com o município de Feira de Santana, que tinha como objetivo o acolhimento de gestantes e mães com seus respectivos filhos em situação de risco (rua, violência doméstica, dependência química), apostando no projeto de que a maternidade pode influir positivamente na elaboração de uma nova “Forma de Vida”. O aumento da demanda para acolhimento de mulheres dependentes de substâncias psicoativas - SPA, aliada à ausência de tratamento em Comunidade Terapêutica no município serviu de parâmetro para decisão da entidade em ofertar este serviço dentro das normas da ANVISA. O que, futuramente, confluiria para a Comunidade Terapêutica Harmonia.
    No ano de 2016 publicamos em parceria com a SEDESO – Secretaria de Desenvolvimento Social o livro da pesquisa Somos Invisíveis? Conhecendo a população de usuários (as) de drogas em situação de rua de Feira de Santana – Bahia (2016), alocando a instituição como referência, também, na produção acadêmica sobre população em situação de rua. Através de uma equipe multidisciplinar e fazendo uso de metodologias de cunho quantitativo e qualitativo, chegamos a dados relevantes para o desenvolvimento de propostas de políticas públicas de atenção a esse público, pois acreditamos que o cuidado precede o mínimo de conhecimento sobre aquele ao qual acolhermos. Essa iniciativa marca, como dito anteriormente, a diretrizes dos trabalhos realizados pela entidade. Mais tarde, em parceria com o governo do Estado da Bahia, mais especificamente, com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social assumimos o compromisso da realização do Programa Corra Pro Abraço, referência no cuidado das pessoas em situação de rua em nosso Estado. A história da Associação Cristã Nacional é marcada pelos diversos serviços sociais prestados a sociedade feirense. Sempre com compromisso ético, e com responsabilidade social, executamos nossos projetos pautado, sempre, na edificação humana e no compromisso do bem-estar de nossos usuários.

Objetivos


A – Ofertar serviços de convivência e fortalecimento dos vínculos à adolescentes/jovens/idosos/ e famílias.
B – Acolher em regime de longa permanência, pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem porte de família, em condições de liberdade, dignidade e cidadania.
C – Promover ao idoso (a) acesso as atividades: culturais educacionais, lúdicas, e de lazer.
D – Ofertar serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos familiar e comunitário para os idosos (a).
E – Ofertar dentro dos padrões da Residência Inclusiva, proteção integral para jovens e adultos de ambos os sexos com deficiência, em situação de dependência, oferecendo atendimento especializado, qualificado, proporcionando cuidados e atenção as necessidades individuais e coletivas.
F – Promover a inclusão de jovens/adultos com deficiência em situação de dependência na vida social comunitária.
G – Fomentar a produção científica no que diz respeito as vulnerabilidades sociais, principalmente, para questões voltadas à situação de rua.

Nossos projetos

Conselho Fiscal


Bruno Cerqueira Peleteiro
Mona Lisa Silva Carneiro
Rita de Cássia Ramos da Costa